sábado, 16 de julho de 2011

Para que serve a física?

A física nasceu da filosofia natural, em grego filosofia significa amigo da verdade e física significa natureza. Isso aconteceu quando o italiano Galileu Galilei desenvolveu o método científico: observação, reprodução em laboratório, elaboração de leis e a comprovação experimental. Esta estrutura permite verificar as teorias com base na própria natureza, quando se faz previsões matemáticas das regularidades naturais estatisticamente confiáveis. Assim nós somos amigos da verdade natural.
 
        
 
O desenvolvimento do raciocínio lógico no aprendizado de física
 
O que é ser inteligente? Sabemos que há muitas coisa para se aprender e ser bom, tal que no início da década de 1980 pesquisas na Universidade de Harvard lideradas por Howard Gardner apontaram as múltiplas inteligências para melhor descrever as habilidades da mente. A física desenvolve a lógica, uma capacidade de lidar com dados e abstrações, definindo as suas relações e conseqüências. O exercício dessa habilidade na matéria de física promove o seu uso em várias outras funções.
Na física você irá desenvolver as habilidades de leitura de gráficos e tabelas úteis em qualquer profissão, tal como uma visão mais profunda do texto devido ao exercício de identificar dados e relacioná-los na linguagem matemática. Se você consegue fazer isso em física então você será muito mais alfabetizado em ler qualquer texto. Desde os manuais de aparelhos até mesmo a Bíblia... Um funcionário competente entende aquilo que lê. Ele tem capacidade de usar os termos científicos corretamente. Como?
 
 
A capacidade investigativa com uso correto de conceitos permite fazer hipóteses mais confiáveis e testá-las. A diferença pode ser acertar ou errar e a conseqüência será ser promovido ou demitido. A física tem importante papel no sistema produtivo no uso das habilidades desenvolvidas ao se estudá-la na escola, tal como no uso competente da tecnologia que movimenta a nossa sociedade moderna. Se você não sabe como um aparelho funciona então você não será capaz de usá-lo direito em situações extremas e lembre-se de que essas coisas custam muito caro.
 
    
 
A teoria funciona? A gravitação universal de Isaac Newton não estava coerente com a nova precisão dos telescópios. Newton estaria errado? Fizeram as contas e se ele estivesse certo deveria haver um planeta num exato lugar do sistema solar, depois de Saturno. E ele estava lá! Foi descoberto Urano. Tempos depois a mesma história se repetiu e novamente Newton venceu: descobriram Netuno. A ciência não é perfeita, mas traz uma confiança extremamente valiosa, o suficiente para ser levada a sério.
Estudar física lhe permite conhecer melhor o universo em que você existe e desenvolve o seu raciocínio lógico, algo que lhe ajudará em qualquer profissão. É bom que pensar lhe seja de algum valor e isso lembra René Descartes: “Penso, logo existo”. A ciência nos serve para conhecer a criação de Deus e se a criação não te interessa, vá para o inferno então... Digo isso porque “navegar é preciso, viver [desse jeito] não” (Camões)já que uma vida sem pensar não é vida, fazendo da ignorância um inferno na terra.
Estudar física lhe permite conhecer melhor o universo em que você existe e desenvolve o seu raciocínio lógico, algo que lhe ajudará em qualquer profissão. É bom que pensar lhe seja de algum valor e isso lembra René Descartes: “Penso, logo existo”. A ciência nos serve para conhecer a criação de Deus e se a criação não te interessa, vá para o inferno então... Digo isso porque “navegar é preciso, viver [desse jeito] não” (Camões)já que uma vida sem pensar não é vida, fazendo da ignorância um inferno na terra.
 
Conhecendo a natureza da matéria facilmente mal interpretada
 
Existe um fenômeno chamado ressonância, que faz o material ressoar, ou seja, vibrar junto com a onda sonora que o atinge se esta for no valor da sua freqüência natural. Assim quando um cantor emite uma onda sonora na freqüência natural do cristal, este vibra nessa mesma freqüência e a taça de cristal quebra mesmo em baixa intensidade. O forno de microondas funciona com base na ressonância de ondas eletromagnéticas nas moléculas de água, por isso só aquece o que possui água.
 
    
 

Outra situação facilmente mal interpretada é a questão da dilatação térmica, quanto mais quente está um material mais os seus átomos vibram e se afastam um dos outros, aumentando levemente o tamanho do objeto. Quando esfria se contrai. Por isso que trilhos, pontes e prédios possuem vãos para a dilatação, impedindo de se quebrarem quando a dilatação vencer a resistência do material. Assim um guarda-roupa ou mesa podem se dilatar durante o calor do dia e ninguém escutar o rangido da madeira por causa do barulho, mas provocar assombrosos gemidos a noite...
 
                
"Isso nom ecxiste! É puro charlatanismo" (Pe. Oscar Quevedo)   A temperatura é a vibração dos átomos.
 
Lembro de ter assistido na televisão um mágico retirar um garfo da bolsa, colocá-lo sobra a mesa e tampá-lo com uma cúpula de cristal. Durante a encenação de seus poderes paranormais” o garfo foi se entortando sozinho! Porém o câmera deu um close no garfo e notei gotículas de condensação da água, tal como em um copo com água fria. Imagino do garfo ter sido tirado de um lugar muito frio, tal como nitrogênio líquido, e ser feito de duas camadas de metal de coeficientes de dilatação diferentes, isto faz com que se entorte para um lado.
O mundo real supera qualquer loucura e assusta mais!
 
Quando as pessoas não conseguem entender algo elas dizem que trata-se de loucura, em sua ignorância e má vontade. Seria tudo isso coisa de louco? Porém louco é quem não tem noção da realidade e a física é o estudo justamente da realidade. Então não estudar física que é loucura! Você acha que conhece um mundo em que você existe? As experiências demonstram que ele é bem diferente disso... Por exemplo, o átomo, na verdade, é um pacotinho de ondas e justamente isso é ser uma partícula.
 
    
 
Desde o ano de 1924 nós já sabíamos que a órbita de um elétron é análoga a uma onda estacionária fechada em si mesma, por isso os orbitais eletrônicos estudados em química apresentam formas tão estranhas. Isso provou que o elétron é uma partícula-onda e entendemos que toda partícula é um pacotinho de ondas. Nessa dualidade podemos ver a luz, que é uma onda eletromagnética, mover objetos com a pressão de sua radiação como sendo um pacotinho de ondas eletromagnéticas.
A física é a base de toda a engenharia, assim todo voluntário a professor pardal deve entender bem de física se quiser ter uma longa carreira... Acidentes acontecem. O inventor Benjamim Franklin demonstrou que a eletricidade dos raios era a mesma já estudada em laboratórios ao usar uma pipa com uma chave em uma tempestade, mas ele viu as faíscas no começo da tempestade e parou. Porém um russo entusiasmado pelo artigo ficou mais tempo se maravilhando com o efeito e morrei eletrocutado.
 
  
Clique nas figuras e leia os cartazes. Esse é um exemplo de futuros trabalhos...


O que é a Física?

            
        A Física é a ciência que estuda a natureza em seus aspectos mais gerais é um dos conceitos,  pois hoje em dia  a Física não tem um conceito específico. 
       O termo  Física vem do grego φύσις (physiké), que significa natureza. 
       Atualmente, a definição do campo de atuação da física é  bem vasto, pois ela aparece em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista, parecem completamente descorrelacionados.
      Como ciência, a Física  faz o uso do método científico. Baseia-se essencialmente em cálculos matemática e na lógica , e para se tornar menos abstrata utiliza-se da formulação matemática para seus conceitos.

Ano luz

                   Para saber o que é um ano -luz, é preciso saber a velocidade da luz, que é de 300km/s.Isso significa que em 1 segundo ela percorre 300.000km. A luz leva pouco mais de 1 segundo para viajar da Lua até a Terra.A luz leva cerca de 8,3 minutos para viajar do Sol até a Terra.
   300km/s = 300000 m/s ( valor aproximado) e também o mis utilizado.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pierre Curie (1859 - 1906)

http://www.explicatorium.com/Marie-Curie.php
Pierre Curie (Paris, 15 de maio de 1859 ? Paris, 19 de abril de 1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezoelectricidade e radioactividade. Obteve o prémio Nobel da Física em 1903, juntamente com a sua mulher Marie Curie, outra famosa física: "em reconhecimento pelos extraordinários serviços que ambos prestaram através da suas pesquisas conjuntas sobre os fenómenos da radiação descobertos pelo professor Henri Becquerel".


Pierre foi educado em casa pelo seu pai, e nos primeiros anos da sua adolescência revelou uma forte aptidão para a matemática e a geometria. Aos 18 anos já tinha obtido o equivalente a um grau superior, mas não seguiu imediatamente para o doutoramento por falta de dinheiro. Em vez disso, trabalhou como instrutor de laboratório.
Em 1880, Pierre e o seu irmão mais velho Jacques demonstraram que se gerava um potencial eléctrico quando se comprimiam cristais, a piezoelectricidade. Pouco depois, em 1881, eles demonstraram a existência do efeito inverso: que os cristais podiam ser deformados quando submetidos a um campo eléctrico. Quase todos os actuais circuitos electrónicos digitais recorrem a este fenómeno.
Antes dos seus famosos estudos de doutoramento sobre o magnetismo, ele concebeu e aperfeiçoou uma balança de torsão extremamente sensível para medir os coeficientes magnéticos. Os investigadores que o seguiram nesta área utilizaram regularmente uma qualquer variedade deste equipamento. Pierre Curie estudou o ferromagnetismo, o paramagnetismo, e o diamagnetismo para a sua tese de doutoramento, e descobriu o efeito da temperatura sobre o paramagnetismo que é actualmente conhecido por lei de Curie.  
 

Centenário do Nobél de Química de Marie - Curie em 2011

Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Sallanches, 4 de Julho de 1934)

foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vez...es com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.  Licenciou  em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi a primeira mulher a lecionar neste prestigiado estabelecimento de ensino.
http://www.explicatorium.com/Marie-Curie.php